Equipamentos: Juniper SRX 4100 e 4200, para médias, grandes empresas e datacenters

A partir de hoje, você vai acompanhar uma série sobre as opções de firewalls físicos que a Juniper Networks disponibiliza na família SRX. Se você ainda não sabe o que é um firewall, um next-generation firewall e quais seus serviços agregados, pode conferir nossas publicações anteriores clicando aqui. Mas se você já leu sobre tudo isso, a primeira coisa que precisa saber é que o primeiro equipamento físico que vamos apresentar, na verdade, é uma dupla: os firewalls SRX 4100 e 4200.

Imagem

Estes equipamentos foram projetados para atender médias e grandes empresas que desejam obter um dispositivo eficaz e escalável para proteger seus computadores, servidores e demais equipamentos conectados à rede. Assim como todos os firewalls da família SRX, a família 4k possui todas as funcionalidades de um NGFW, como UTM , IPS/IDS, firewall de Aplicação, VPN IPsec, SSL VPN, entre outros.

Ambos são baseados em processadores multi-core, utilizando arquitetura x86 para controlar todo o processamento de planos de controle e encaminhamento. O próprio firewall é configurado para fazer um arranjo dos processadores físicos para que sejam alocados para controlar as operações de plano de controle e encaminhamento de forma separada, prevenindo uma paralisação da rede no caso de um ataque que possa consumir os recursos do firewall.

O Junos, sistema operacional da Juniper que controla todos os equipamentos da marca, é baseado em FreeBSD. Nos firewalls da família 4k ele funciona em uma máquina virtual separada, utilizando a virtualização nativa do sistema operacional Linux (QEMU). Isso permite que uma atualização de sistema operacional seja feita de forma transparente para os usuários, sem parada de funcionamento.

Em relação a capacidades de processamento, o firewall SRX 4200 sempre apresenta o dobro de performance em relação ao menor da família, o SRX 4100. No entanto, para os clientes que desejam adquirir um firewall SRX 4100 e no futuro tenham uma expansão de tráfego, é possível transformá-lo em um SRX 4200 e dobrar a sua performance apenas com o uso de uma licença que pode ser adquirida separadamente. O licenciamento para esta funcionalidade é perpétuo, ou seja, uma vez adquirido funcionará para sempre.

Capacidades físicas

Ambos os firewalls SRX 4100 e 4200 apresentam as mesmas capacidades físicas, conforme abaixo:
- 8 interfaces de rede 10 Gbps (SFP+);
- 1 interface dedicada para controle quando em modo cluster 1 Gbps (SFP);
- 1 interface dedicada para dados quando em modo cluster 10 Gbps (SFP+);
- 1 interface dedicada para gerenciamento fora de banda (OOB) 1 Gbps (RJ-45);
- 1 interface console serial para gerenciamento físico do equipamento (RJ-45).

Imagem

Além das características visíveis, os firewalls ainda contam com dois discos SSD de 240 GB funcionando em RAID (modo espelhamento) e duas fontes de alimentação de 650W, podendo ser de corrente contínua (DC) ou corrente alternada (AC). A refrigeração dos equipamentos é feita por quatro ventiladores instalados na parte de trás do equipamento que funcionam puxando o ar frio da frente e direcionando o ar quente para a traseira. O equipamento tem apenas 1 RU de tamanho, podendo ser fixado em gabinetes/racks de telecomunicações de 19 polegadas, conforme o padrão de mercado.

Imagem

Performance

O SRX 4200 tem capacidade duas vezes superior ao SRX 4100. Os dados de performance mencionados aqui serão sempre apresentados para um modelo de operação normal, operando com tráfego IMIX. Para informações detalhadas sobre a performance, entre em contato com um especialista da WZTech clicando aqui.

Imagem

Serviços de segurança

Além de todas as funcionalidades de firewall, os equipamentos SRX 4100 e 4200 também se integram aos serviços de segurança da Juniper Networks. Aliado com os serviços de anti-malware, o SRX consegue se integrar com o Juniper ATP (Advanced Threat Prevention), Juniper SkyATP e os demais serviços de inteligência e prevenção de ameaças.

Um firewall escalável através de licenciamento, alta-capacidade e tamanho reduzido. Saiba mais sobre os firewalls Juniper SRX 4100 e 4200 e confira o que está entrando em sua rede ou o que os usuários estão acessando. Acredite, sua empresa ficará muito mais segura. Para entrar em contato com um de nossos especialistas é só clicar aqui!