O que é proxy e por que ele é importante para o seu negócio

O proxy é um tipo serviço que atua como intermediário entre o usuário e o servidor. É como se fosse uma ponte que permite aos computadores terem acesso ao mundo virtual. Ou seja, quando você acessa um site, o computador vai pedir acesso ao servidor, que em seguida, fará a ligação com o endereço que você digitou. O proxy é um importante aliado para a segurança da rede porque tem duas missões: melhorar o acesso à internet e proteger os acessos.

imagem

A melhora no desempenho da internet é possível porque o registro de cada página acessada fica guardada no cache. Assim, o próximo acesso fica mais rápido porque não será necessário refazer o primeiro reconhecimento do destino. Um exemplo: sem o proxy, todos os computadores da rede atualizariam uma nova versão de antivírus, baixando, cada um, o novo banco de dados. Imagine o congestionamento na rede toda vez que uma atualização é lançada? Com o proxy o antivírus será baixado somente uma vez e os outros computadores buscarão o arquivo diretamente no servidor proxy.

E a segurança? Ela é garantida porque com o proxy é possível bloquear acesso do usuário a determinadas páginas na internet. Como todos os acessos passam pelo proxy, você tem a oportunidade de definir uma lista de endereços ou palavras que podem ser limitados e evitar acessos desnecessários no ambiente de trabalho. Você pode estabelecer listas de bloqueio para controlar o acesso de um usuário ou grupos de usuários, por horário ou conteúdo específico, evitando o acesso até mesmo de arquivos de música, imagens e vídeo. Mas atenção: todas essas regras devem estar claras na Política de Segurança da Informação, um documento que estabelece todas as instruções para proteção dos dados da empresa (leia sobre isso aqui).

Proteção invisível

Agora que já conhecemos o funcionamento e uso de um proxy, como posso utilizá-lo para melhorar ainda mais a segurança de meus usuários? A funcionalidade SSL Proxy é a resposta para isso. Além de se estabelecer entre usuário e servidor, o proxy também pode inspecionar conexões criptografadas. Hoje, certamente mais da metade do tráfego mundial é criptografado, o que torna impossível a inspeção do conteúdo sem o uso da funcionalidade SSL Proxy. No entanto, é importante salientar que para que a funcionalidade funcione, o dispositivo do usuário tem que ser preparado para que tenha o tráfego interceptado pelo proxy, isso significa que não é possível inspecionar tráfego criptografado sem que o usuário esteja de acordo com isso.
Uma vez que é possível verificar o conteúdo criptografado, é possível analisar anexos de e-mail que estão sendo baixados para o dispositivo do usuário, arquivos baixados de sites da Internet, e ainda é possível analisar o tráfego que é enviado para os servidores, impedindo que um ataque seja efetuado por meio de conteúdo criptografado.

Análise do tráfego

Há diversos tipos de proxy, inclusive serviços gratuitos. Mas atenção, um serviço de proxy free pode ser uma isca para ter acesso aos seus dados de navegação e utilizá-los para invadir a sua máquina. Se decidir por utilizar proxy na sua empresa, busque por serviços confiáveis e fique atento: apesar de todos os benefícios, nem todos os servidores proxy criptografam o tráfego entre o computador e o servidor, o que é um problema para a segurança de dados. Segundo pesquisas, hoje, o tráfego criptografado corresponde a mais de 72% do total de tráfego da rede, o que é ótimo! Porém, as altas taxas de criptografia também representam um desafio: como inspecionar esse tráfego e detectar ameaças? Os cibercriminosos também usam a criptografia para evitar a detecção de vírus e malwares e são poucas as empresas que oferecem ferramentas de segurança que fazem a inspeção do tráfego sem afetar o desempenho da rede. A Juniper é uma delas. A Série SRX é uma plataforma de firewall (falamos dela aqui, confira!) com alto desempenho e pronta para operar junto ao seu proxy analisando, identificando e interceptando todo conteúdo suspeito no tráfego criptografado de sites, e-mail e arquivos para download, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é proxy e como ele pode colaborar com os resultados do seu negócio, fique de olho na proteção dos seus dados. Converse com um especialista da WZTech e saiba mais sobre as ferramentas de segurança da Juniper.