UTM: segurança redobrada e simplificada

Imagine que a sua empresa é um time de futebol pronto para entrar em campo. Para fazer o gol, antes, você precisa driblar ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados e que estão atentos às vulnerabilidades da sua equipe. O monitoramento precisa ser constante e enquanto você finta o adversário, também precisa ficar de olho nos usuários que oferecem “pontos de entrada” para novas ameaças. Não é uma tarefa fácil. Agora, imagine entrar em campo com uma seleção só de campeões, aqueles que possuem os melhores títulos, maior número de gols e defesas. É exatamente isso que o UTM faz por você – oferece o que existe de melhor em segurança em uma única solução.

O que é e o que faz

Em tradução literal, Unified Threat Management, ou apenas UTM, significa Gerenciamento Unificado de Ameaças. Em outras palavras: é um firewall que incorpora diversos recursos de segurança em uma única solução, protegendo os usuários de maneira simplificada. É um feature, uma funcionalidade projetada para fornecer várias funções em uma única ferramenta. Por isso é indicada para pequenas e médias empresas já que agrega diferentes soluções no mesmo lugar. Além de proteger a rede, o UTM inclui ainda soluções que não envolvem segurança como como proxy, anti-spam, filtragem de conteúdo e filtragem da web. Com tudo concentrado em um único ponto de defesa, fica mais simples lidar com as ameaças cibernéticas.

Imagem

Líder de mercado

A Juniper Networks é uma das líderes em soluções de UTM no mundo. Para os especialistas da Juniper, o UTM somado às boas práticas de uma bem elaborada Política de Segurança da Informação (PSI - leia mais aqui), oferece valiosos recursos e serviços de segurança. Conheça alguns deles.

Anti-spam

Examina as mensagens de e-mail e quando detecta uma considerada como spam, descarta a mensagem ou marca o cabeçalho da mensagem ou o campo do assunto com uma mensagem pré-programada. O recurso antispam usa uma lista de bloqueio de spam (SBL) atualizada constantemente. É também utilizar suas próprias listas de bloqueio e listas de exceções. O recurso antispam é um serviço de assinatura licenciado separadamente.

Antivírus

Utiliza mecanismo de verificação e bancos de dados de assinatura de vírus para proteger contra arquivos infectados por vírus, worms, trojans, spyware e outros malwares nos protocolos POP3 HTTP, SMTP, IMAP e FTP.

Atualmente, o antivírus utilizado pela família de firewalls SRX é o Sophos. Ele suporta os mesmos protocolos que um antivírus completo e funciona da mesma maneira; no entanto, ele é dito um antivírus express. A forma de trabalho dele é semelhante aos demais, mas faz todas suas consultas na nuvem, isso faz com que ele ocupe menos recursos do equipamento e seja tão eficaz quanto um antivírus completo. É um serviço de assinatura licenciado separadamente.

Filtragem de Conteúdo

Bloqueia ou permite determinados tipos de tráfego com base no tipo MIME, na extensão de arquivo, e em comandos de protocolo (telnet, ftp, http, etc.). Você também pode usar o módulo de filtro de conteúdo para bloquear ActiveX, Java Applets e outros tipos de conteúdo. A filtragem de conteúdo não requer uma licença separada.

Filtragem da Web

Fornece o recurso de filtragem de URL usando um servidor Websense local, um servidor SurfControl baseado na Internet ou ainda utilizando o próprio serviço da Juniper. A filtragem da Web é essencial como um serviço para rastrear a produtividade e o comportamento do usuário corporativo. Através dos serviços oferecidos pela Juniper, é possível obter a categorização das URLs acessadas e também o risco, tornando mais segura a navegação dos usuários protegidos pelo firewall. O recurso também permite a criação de listas personalizadas de bloqueio ou liberação, que podem ser utilizadas livremente sem aquisição de licença. Os serviços de categorização na nuvem requerem licenciamento separado.

Agora que você já conhece o time de campeões em segurança do UTM Juniper, é só entrar em campo e marcar muitos gols.